top of page

6 Dicas para empreendedores

Foto do escritor: 4PConsulting4PConsulting

Atualizado: 2 de fev. de 2021

Podemos sugerir 6 dicas nesses tempos de incertezas e mudanças, porém que sejam utilizadas sempre.


1) Momento Pós-Covid- Otimize os custos, organize seus custos e suas finanças. Esteja sempre preparado, revendo seus investimentos( tentar poupar 40% do que ganhamos), pesquisando preços, identificando gargalos nos seus projetos. Negocie com fornecedores, as empresas estão mais propensas a promoções e ofertas. Verifique os preços, prazos de entrega, ofertas para compra de mais de um produtos. Utilize o momento para planejar e trabalhar a estratégia, mergulhe no marketing digital on line e off line. O mkt Digital se consolida como a ferramenta mais eficiente para atrair consumidores e ampliar o alcance. Hoje existe a análise de sentimento e a busca visual. Hoje o dinheiro vai para onde está a atenção das pessoas.

Faça um planejamento. Revise suas estratégias. Crie o hábito de planejar seus projetos e negócios. Pense em objetivos de curto, médio e longo prazos. Escreva e revise de tempos em tempos. Estamos também no momento da execução, o que foi planejado e pensado precisa ser executado.

2)Inspiration -Busque inspiração em algum hobby. Seja na música, esporte, teatro, viagem, passeio, yoga. De um tempo para criar, pare para pensar em coisas novas. Digital Detox. Tendencia mundial o yoga é a cura para o corpo e mente. Hoje as doenças associadas as saúde emocional e mental se tornaram um grande problema. Pesquise o mercado, os concorrentes. Estude o mercado. Saia da rotina. Visite concorrentes, clientes.

3)Visão externa/ external view- Converse com outras pessoas sobre seus projetos. Busque um mentor. Um consultor, uma terapia, um coach, amigos, família. Alguém com visão externa que irá auxiliar com novas ideias e métodos na resolução dos problemas que as vezes atravancam nossos caminhos. Não ter medo de falar nossas ideias para que possamos aprimorar sempre.

4)Perfect Wave- Achem a onda perfeita. Isso quer dizer, nunca deixe de inovar nos seus produtos e serviços, procure sempre o projeto ou produto ideal, aquele que você ainda não sabe qual é, mas que sabe que um dia vai chegar lá. Aquele serviço de qualidade, aquele produto que o mercado pede. Achem o time perfeito, estamos sempre desenvolvendo a melhor ideia, aprimorando, até aquele momento Uooolll , é isso.... mesmo assim as vezes precisamos adaptar. Vide o caso da Apple. Demora tempo, mas as empresas sempre passam por ondas menores até achar a onda perfeita, the big wave.


5)Search the future- Pesquisem tendências. Por exemplo, vocês sabiam que o mercado de Cannabis em um espaço de 7 anos crescerá 1200% ? Esse mercado movimentou 12 bilhões e a estimativa para 2025 é que movimente 166 bilhões.

64% de todo tráfego da internet é de pessoas assitindo a vídeos, em 2020 esse número chegará a 80% segundo paper da Cisco. Nada menos que 82% dos vídeos que aparecem na busca do Google são do youtube dos 18% restantes 5% vem da Vimeo e 8% é dividido para todo o resto da internet.

Vídeos vão dominar também na educação e treinamentos, seja em empresas ou instituições de ensino. O uso de produções audiovisuais é uma tendência e não vai sair da lista tão cedo.

Imaginem o empreendedorismo como um voo, aonde vamos ver centenas de pessoas, algumas vão te contar histórias incríveis, especialmente aqueles que vão fazer com você todas as escalas até o destino final, é enriquecedor como ser um comissário em uma aeronave.

O mercado digital e de auto-publicação terá um crescimento exponencial. Cada vez mais os escritores precisarão encontrar um nicho de mercado e falar com um público específico.

O novo consumidor não se limita mais a adquirir o livro em apenas uma plataforma ou mídia, esse novo consumidor adquire o conteúdo, a história, e não mais o papel, o livro impresso. Hoje o mercado editorial concorre com toda a indústria de entretenimento, isso sem contar a internet. Uma das maiores livrarias dos EUA pretende fechar 1/3 das lojas físicas durante a próxima década.

As livrarias estão deixando de ser o único lugar aonde se compram livros. Cada vez mais o e-commerce cresce em comparação as sedes físicas.

Empresas de cosméticos estão investindo cada vez mais em produtos sustentáveis, desenvolvidos por meio de uma tecnologia especializada.

A Inteligência Artifical (IA) será um recurso bastante utilizado para traçar o perfil, comportamento e necessidades dos consumidores. Algumas empresas já criaram sistemas que, por meio de um dispositivo móvel, identifica as condições da pele do usuário, propondo os cuidados necessários com fórmulas e produtos específicos. A inteligência artificial contribuirá para a coleta de dados e, ainda, para a produção de itens personalizados e mais eficientes.

O número de centros estéticos e salões de beleza cresceu quase 600% no país

Para alcançar sucesso no negócio da beleza, é preciso acompanhar as tendências. Estar em dia com a sua aparência passou de uma simples vontade para uma necessidade.

A Dior acaba de trazer preços em todas as suas postagens no Instagram. E ainda tem marca querendo esconder isto. O fato é que o cliente em 2020 terá cada vez menos paciência com marca que quer esconder o jogo!

Você já deve ter visto outdoors dos Grupos do Facebook e até publicidade na TV... Pois bem, é o Facebook querendo retornar à origem das comunidades. E por que o Close Friends do Instagram também está aqui? Porque é outra possibilidade de nichar a comunicação com o seu cliente.

Aquela frase "você é a média das pessoas que convive" mudou para "você é a média das pessoas que segue nas redes sociais".

Multi-Cloud é a nova realidade. A Transformação Digital ganha velocidade.

Ferramentas de monitoramento que se autoconsertam, dashboards de desempenho alinhados aos negócios e qualidade de dados em tempo real tornarão a automação dos processos operacionais mais viáveis do que nunca.

Human to human

A tendência explica o sucesso dos influenciadores digitais, por exemplo. Acredito que vamos continuar querendo nos comunicar por meio pessoas, de conteúdos com curadoria de alguém e isso implica em humanização por parte das organizações e marcas

Funcionários conectados, embaixadores e influenciadores das organizações

Pessoas confiam em pessoas. Sendo assim, algumas grandes marcas já estão utilizando o funcionário como representante da empresa nas mídias sociais, seja nos perfis oficiais da organização, seja motivando-o a ser um veículo por si só. E como isso tem legitimidade, a meu ver. Aproxima a organização das pessoas, além de dar um ponto de vista de alguém “comum” dos bastidores.

Relacionamento com microinfluenciadores

Investir nas celebridades ou nos macro-mega influenciadores digitais é caro e tem pouco engajamento. Por outro lado, pessoas altamente especializadas em uma determinada temática e com voz ativa podem ser um bom negócio.

Marcas como agentes influenciadores

Acredito nas marcas como influenciadoras digitais, desde que sejam relevantes, prestadores de serviço, úteis, “tutorialistas”. Para ser influente, uma marca precisa adicionar valor ao dia a dia das pessoas, com conteúdos que façam essas vezes e que se tornem fonte de referência para as pessoas.


6)Never Stop Dreaming- Nunca desista, altere a rota se for preciso, mas siga sempre em frente, sabendo bem aonde se quer chegar, podemos realizar atalhos, curtir esses atalhos, mas depois voltar para o trilho certo. As vezes é preciso sair da rota para alcançar nossos sonhos e objetivos, o líder é aquele que se adapta as mudanças com maior facilidade, se soubermos o que queremos fica sempre mais fácil.


NEVER STOP DREAMING ! Nunca pare de sonhar !


Assista o vídeo animado no link







Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page